terça-feira, 11 de dezembro de 2012

“Mulher de Azul Lendo Uma Carta”, obra-prima de Johannes Vermeer, ganha exposição no Masp


Recém-restaurado, quadro do século 17 visita três museus internacionais
Obra-prima do pintor holandês Johannes Vermeer,“Mulher de Azul Lendo Uma Carta”, chega ao Masp nesta quarta-feira, 12, para um período de exposição inédito. Quatro salas do museu foram especialmente preparadas para receber o quadro datado do século XVII.
Uma sala abrigará a obra e as outras serão dedicadas à descrição dos detalhes do processo de restauração, que ocorreu entre 2010 e 2011. O público pode conferir também uma série de textos que explicam suas particularidades.
“Vermeer – Mulher de Azul Lendo uma Carta”  acaba de inaugurar o Museu de Arte da China, em Xangai, e fica em cartaz até o dia 10 de fevereiro de 2013. Depois segue para o Getty Museum, em Los Angeles, antes de retornar a Amsterdã para a reabertura de um dos principais museus do mundo, o Rijksmuseum, que passa por reforma desde 2003.
O artista e a obra
Johannes Vermeer não desfrutou do reconhecimento de sua arte em vida, no século 17. Hoje, no entanto, é reconhecido como um dos grandes nomes da história da arte, ícone entre os holandeses ao lado de nomes como Van Gogh. “Mulher de azul lendo uma carta”, realizada entre 1663 e 1665 é uma de suas 36 obras com autoria reconhecida.
Os ingressos do Masp custam até R$ 15. Às terças-feiras a entrada é Catraca Livre.

FonteVermeer

Nenhum comentário:

Postar um comentário